Acervo de Escritores Mineiros – UFMG

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
De segunda a sexta, de 09 às 12h – de 14 às 17h

VISITAS ORIENTADAS NECESSITAM DE AGENDAMENTO PRÉVIO
TELEFONE: (31) 3409-6079

EMAIL: educativoaem@gmail.com

LOCALIZAÇÃO
Acervo de Escritores Mineiros da UFMG
Biblioteca Central da UFMG – 3º andar
Universidade Federal de Minas Gerais – Campus da Pampulha
Av. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha – Belo Horizonte – MG – Brasil – CEP 31270-901

.

NORMAS DE FUNCIONAMENTO

1. O acesso aos arquivos e à biblioteca do Acervo de Escritores Mineiros é submetido às normas gerais da Biblioteca Universitária da UFMG referentes a horários e condições de funcionamento.

2. O pesquisador interessado deve entrar em contato com os responsáveis pelo Acervo, com o prazo mínimo de 48 horas, para agendar a visita, especificando o tema da pesquisa e os documentos que pretende examinar. Telefone: (31) 3409-6079. Horário: 09:00 às 12:00 e 14:00 às 17:00. Email: acemg@bu.ufmg.br.

3. Na consulta aos documentos do acervo, é obrigatório o preenchimento do Formulário para registro da pesquisa, que será fornecido ao usuário.

4. Não é permitido o empréstimo domiciliar dos livros e documentos do Acervo.

5. A visita ao Acervo, bem como a consulta à biblioteca e aos arquivos, deve ser feita com o acompanhamento de um responsável.

6. Nenhum documento pode ser retirado da coleção.

7. Os documentos do acervo não podem ser reproduzidos sem autorização por nenhum meio (xerox, fotografia, digitalização etc). Para informação sobre as regras e condições de reprodução, o pesquisador deve consultar o atendente.

8. Em caso de publicação dos resultados da pesquisa realizada, ou de qualquer outra forma de veiculação pública e/ou comercial do material recebido, os direitos sobre os documentos, imagens e textos devem ser negociados diretamente com os herdeiros dos titulares dos acervos consultados. O material cedido pelo Acervo destina-se unicamente a fins de pesquisa acadêmica, não implicando nenhuma forma de cessão de direitos autorais, de imagem e de quaisquer outros direitos que possam incidir sobre seu uso, uma vez que o órgão não é detentor desses direitos. A publicação deve conter os créditos “Acervo de Escritores Mineiros – FALE/BU/UFMG” e um volume deve ser doado ao órgão.

9. Zelar pelo manuseio e pela conservação dos documentos e materiais consultados é responsabilidade do pesquisador. Para o manuseio dos documentos, é obrigatória a utilização de luvas e máscaras, que serão fornecidas ao usuário. O usuário alérgico ao látex das luvas utilizadas no Acervo pode trazer suas próprias luvas.

10. Não é permitido fumar, lanchar e beber água dentro das dependências do Acervo.O pesquisador não pode portar caneta, sendo permitido somente o uso de lápis, borracha, papel e computador.