Ementa das disciplinas

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

(1) GRAMÁTICA TRADICIONAL: FUNDAMENTOS E PERCURSO– Formato Remoto

Professora: Heloísa Penna

EMENTA DESCRITIVA

Ao proporcionar conhecimento sobre os fundamentos e o percurso da Gramática Tradicional – nos três grandes momentos históricos: Antiguidade Clássica (a partir da dinâmica de seu nascedouro grego, na Biblioteca de Alexandria), Medievo e Renascimento (passando pelo dilema da conservação – Gramáticas do Latim e do Grego – e da inovação – Gramáticas das Línguas Nacionais), Idade Moderna e Contemporânea (advento da ciência linguística e proposta de Gramáticas diversas) – o módulo I do curso do CEGRAE prioriza a análise crítica dos critérios de análise tradicional, a caracterização e a justificativa da tarefa normativista dessa concepção de gramática. Os desafios e dificuldades de aplicação desse conjunto de conhecimentos na prática escolar diária são discutidos e, propõe-se uma abordagem dos estudos gramaticais fundamentados visando o entendimento de sua evolução.

(2) ANÁLISE SINTÁTICA NOS MOLDES TRADICIONAIS – Formato Remoto

Professor: Lorenzo Vitral

EMENTA DESCRITIVA

Trata-se do estudo da sintaxe sob a perspectiva da gramática tradicional, identificando-se seu objeto de estudo e suas subdivisões, considerando-se, para tanto, o ponto de vista das funções como o das categorizações. Portanto, análise das categorias de descrição gramatical, passando pelas noções de frase, oração, período, termos essenciais, termos integrantes e termos acessórios, incluindo-se a discussão dos conceitos de coordenação e de subordinação, tanto no âmbito do período simples, quanto no do período composto e detalhamento dos três temas fundamentais da análise sintática : regência, concordância e colocação.

(3) REVISÃO DE TEXTOS: A INTERAÇÃO ENTRE ASPECTOS DE FORMA E DE CONTEÚDO

Professora: Eliane Mourão

EMENTA DESCRITIVA

Estudo da norma culta tendo em vista sua definição e as condições do seu emprego em textos escritos e falados. Discussão sobre a revisão de textos como atividade com função de garantir o uso adequado da língua e desenvolver a percepção em relação à arquitetura formal do texto. Análise de textos que exigem o emprego da norma culta evidenciando-se os problemas gramaticais mais recorrentes na produção escrita escolar.

(4) Teoria morfológica e suas aplicações em língua portuguesa

Profas. Márcia Rumeu e Cândida Seabra

EMENTA DESCRITIVA

A composição interna das palavras do português na perspectiva estruturalista de Câmara Jr. Abordagem crítica de fenômenos morfológicos do português tais como a distinção entre vocábulo formal e vocábulo fonológico, os mecanismos de flexão e de derivação e a sua aplicação ao ensino de língua portuguesa. Exposição crítica das atuais tendências de formação das palavras e das classes de palavras, visando à discussão de sua aplicabilidade ao ensino de língua portuguesa. Análise, à luz das noções de gramaticalização, analogia, lexicalização, recomposição, da produtividade de novos processos de ampliação do acervo lexical do português brasileiro.

(5) Teoria sintática e suas aplicações em língua portuguesa – Formato remoto

Profa. Janayna Carvalho

EMENTA DESCRITIVA

Problematização da perspectiva teórica tradicional, levando-se em conta os critérios de análise empregados pelos manuais gramaticais.

Discussão das principais noções que orientam a reflexão sintática contemporânea, sobretudo, os pressupostos da teoria gerativa a qual parte da noção de gramática internalizada.

Fenômenos sintáticos mais estudados do português do Brasil contemporâneo, tomando por base os quadros teóricos da teoria gerativa e da teoria da variação e mudança.

Destaque para a fenomenologia do sujeito nulo e sua relação com os paradigmas da concordância verbal; o apagamento do objeto; as formas pronominais plenas e reduzidas e o preenchimento da posição sujeito.

Formas de trabalhar com a consciência sintática do aluno em sala de aula

(6) Teoria semântica e suas aplicações em língua portuguesa – Formato Remoto

Professora: Luana Amaral

EMENTA DESCRITIVA

Essa disciplina é uma introdução às noções básicas, ou consensuais, que constroem os campos da semântica e da pragmática contemporâneas. Sua proposta é de levar o aluno a ser capaz de construir gramáticas da significação a partir da análise de línguas naturais, em particular a sua língua ou a língua do aluno. Nosso percurso é de elaboração de fragmentos de gramática, a partir da discussão de fenômenos semântico-pragmáticos do Português Brasileiro contemporâneo falado. Os seguintes tópicos constituem os objetos de estudo dessa disciplina:

(i) Relações semântico-pragmáticas: acarretamento e implicatura (5h);

(ii) Sistema nominal no PB:  artigos e nomes nus (5h);

(iii) Estrutura argumental e informacional: deslocamentos (5h);

(iv) Quantificação através dos domínios (5h): muito e a modificação;

(v)  Sistema tempo-aspectual do PB: perífrases e flexão (5h);

(vi) Modalização, os mundos possíveis e o contexto (5h).

O objetivo último é a elaboração de gramáticas da significação.

(7) Gramática, teoria da variação e ensino

 Profª Drª Mayara Nicolau de Paula

EMENTA DESCRITIVA 

Estudo da Heterogeneidade linguística como propriedade natural, intrínseca e constitutiva das línguas vivas, focalizando a maneira como as línguas funcionam, se constituem e nos constituem social, política e culturalmente. Reflexão sobre os processos de padronização linguística efetivados na Inglaterra, França e no Brasil, com ênfase no papel que a escola tem nestes processos. Conhecimento das características sociolinguísticas do português do Brasil e análise de propostas de práticas pedagógicas de educação em língua materna adequadas para lidar, em sala de aula, com a diversidade linguística dos alunos. Discussão sobre a educação linguística: atitudes, crenças e preconceito linguísticos, com base em contribuições recentes da sociolinguística.

(8) Gramática e ensino: aspectos fonéticos/fonológicos e ortografia  

Professoras: Daniela Guimarães; Maria Cantoni.

EMENTA DESCRITIVAOs sons vocálicos e consonantais do português e sua relação com o sistema ortográfico. Tipologia das relações  grafema-fonema. Aquisição da escrita e construção da ortografia. Processos fonológicos. Hipercorreção. Segmentação (hipo e hiper-segmentação). Acentuação gráfica e sua relação com os padrões de tonicidade do português. Ortografia reflexiva e ensino. Análise de textos e práticas. Dificuldades ortográficas. Propostas de prática de ensino da ortografia.

(9) Gramática e ensino: aspectos de forma e de conteúdo – Formato Remoto

Professora: Eloisa Nascimento Silva Pilati

EMENTA DESCRITIVA

O curso apresenta uma metodologia alternativa para as aulas de gramática na educação básica denominada Abordagem da Aprendizagem Linguística Ativa (Pilati 2017), que reúne elementos teóricos e metodológicos advindos da linguística moderna, psicologia cognitiva e neurociências. Sob essa nova ótica, o conteúdo gramatical é organizado de modo que os estudantes passem a compreender o funcionamento sistemático de sua língua, representem tais conhecimentos em materiais manipuláveis e possam atuar de forma ativa, mais consciente e criativa em atividades de análise linguística, leitura e produção textual. No curso também são abordadas formas práticas para se colocar a Abordagem em prática, tonando as aulas de gramática momentos de experimentação e criação linguística, com muita interação, ludicidade, criatividade e protagonismo estudantil. Os temas gramaticais abordados serão sintaxe do período simples e do período composto, pontuação e uso do sinal grave.

(10) Gramática e ensino : gramática  e texto

Prof. Luiz Carlos Travaglia.

EMENTA DESCRITIVA

Reflexão sobre o ensino de fenômenos gramaticais do português numa perspectiva textual-discursiva, enfatizando as significações e funções dos recursos da língua nos diferentes planos e níveis da mesma, essencialmente o funcionamento textual-discursivo dos recursos linguísticos como parte da gramática e objeto de ensino da língua. Os tópicos a serem abordados têm a ver com os objetivos do ensino de gramática, as concepções de linguagem, a variação linguística, os planos e níveis da língua e seus recursos, os tipos de atividades de ensino de gramática e suas interrelações no ensino de língua materna.

(11) Análise de material didático: o Programa Nacional do Livro Didático

Responsáveis: Profa. Stefânia Resende; Profa Leandra Antunes.

Ementa: O livro didático e sua importância na educação pública nacional. Documentos normativos e parametrizantes da Educação Básica e seus impactos na produção, na avaliação e na utilização dos livros didáticos nas escolas públicas brasileiras. O Programa Nacional do Livro Didático – PNLD e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Análise de coleções de livros didáticos aprovados no PNLD.

12) Elaboração de pré-projeto  de monografia

Profa. Daniervelin Renata Marques Pereira

Ementa:

O enfoque dessa disciplina é a escrita acadêmico-científica, discutida por meio de suas  propriedades formais e funcionais. Nessa escrita, serão priorizados os gêneros projeto de pesquisa e monografia. O projeto de pesquisa será trabalhado em torno da delimitação de tema, construção de referencial teórico e abordagens metodológicas. Para a monografia, serão trabalhados seus conceitos, as partes textuais que a compõem e o conjunto de normas (ABNT) que devem ser respeitadas em sua apresentação.