Dúvidas frequentes

1. O que é o Curso de Especialização em Linguagens, Tecnologias e Educação?

O Curso de Especialização em Linguagens, Tecnologias e Educação (LTE) é ofertado a professores, de qualquer disciplina, da Educação Básica ou do Ensino Superior, interessados em adquirir mais conhecimentos sobre a cultura digital, ambientes virtuais de aprendizagem e o uso de tecnologia em sala aula.

2. Existe alguma Lei que regulamenta a Educação a Distância?

Sim. A legislação brasileira sobre EAD é composta além da constituição, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, resoluções, portarias e normas do Ministério da Educação e das Secretarias Estaduais de Educação. A legislação pode ser encontrada no site da SEED/MEC (Secretaria de Ensino a Distância do Ministério da Educação).

3. A UFMG está credenciada a oferecer cursos na modalidade EAD?

Sim. A UFMG está devidamente credenciada pelo MEC para ofertar cursos de pós-graduação a distância, conforme a portaria nº 1.735, de 17 de junho de 2004.

4. Qual a exigência para participar do processo seletivo do curso?

Qualquer pessoa que tenha concluído um curso de graduação está apta a participar do processo seletivo para ingresso no curso.

5. Como é o diploma dos alunos formados pelo curso?

Os alunos que concluírem o curso receberão o mesmo diploma dos alunos formados nos cursos de especialização presenciais da UFMG.

6. Posso iniciar o curso de pós-graduação ainda cursando graduação?

Não. O ingresso para os cursos de pós-graduação se dá mediante a conclusão do ensino superior.

7. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é obrigatório? Deverá ser apresentado?

Sim. São obrigatórias a entrega do trabalho (um projeto de ensino) por escrito ou em mídia digital e sua apresentação.

8. Em qual local a documentação de matrícula deverá ser entregue?

Na secretaria do curso. A documentação deverá ser entregue pessoalmente ou encaminhada por e-mail. O endereço de e-mail para envio é o ltefale@gmail.com e o endereço para entrega pessoalmente é:

Faculdade de Letras da UFMG
Av. Antônio Carlos, 6627, Pampulha. CEP: 31270-901
Belo Horizonte – MG
SALA 1000-A

9. Quando o aluno tiver alguma dúvida quanto à programação ou às disciplinas, a quem ele deverá se direcionar?

Para dúvidas sobre disciplinas e programação, entre outras dúvidas acadêmicas, o aluno deverá enviar e-mail para a secretaria do curso. O endereço é o ltefale@gmail.com

10. Como será computada a freqüência às aulas?

A freqüência dos alunos será computada pelo desenvolvimento das tarefas por atividade acadêmica e nos encontros presenciais obrigatórios por assinatura em lista de chamada. A aprovação em cada atividade acadêmica está condicionada a uma freqüência mínima de 75% das horas.

11. Como o aluno acessa o ambiente acadêmico?

O aluno receberá, por e-mail, mensagem da secretaria com o passo a passo para acessar o minha UFMG, a plataforma virtual onde são realizadas as disciplinas do curso.

12. O aluno poderá acessar a plataforma a qualquer hora para realizar as atividades e fazer os exercícios?

Sim, seguindo o cronograma estabelecido para a realização e entrega das atividades em cada disciplina.

13. O aluno fez a matrícula, pagou o primeiro boleto. Como faz para imprimir os próximos boletos?

O aluno, no momento da matrícula, tem a opção de imprimir todos os boletos do curso. Caso não o tenha feito, ou tenha que emitir novamente, ele deverá entrar em contato na FUNDEP, por telefone ou e-mail. Os contatos são: (31) 3409-4220 ou suporte.extensao@fundep.ufmg.br.

14. Como saber o valor do curso?

Entre em contato com a secretaria do curso pelo telefone (31)3409-6062 ou pelo e-mail ltefale@gmail.com

15. Como posso conseguir uma bolsa para o curso?

Nos termos da Resolução nº 07/2004 do Conselho Universitário da UFMG, 10% (dez por cento) das vagas preenchidas serão reservadas à participação gratuita de candidatos carentes e de servidores da UFMG, sempre que aprovados em processo seletivo. O candidato selecionado poderá habilitar-se à participação gratuita, desde que seja caracterizado carente pela FUMP (site: www.fump.ufmg.br) ou selecionado pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos, caso seja servidor. O número de bolsas concedidas deverá ser divido entre o segmento servidor e o segmento comunidade externa. Vagas não preenchidas por um segmento, deverão ser oferecidas ao outro. No caso de vaga única ou número impar, será priorizado o segmento servidor da UFMG.

Após o resultado da classificação socioeconômica, caso seja necessário, será feito um sorteio público para os candidatos que forem considerados os mais carentes

16. Quais são os critérios para renovação da bolsa?

A bolsa será renovada mediante a classificação socioeconômico junto à FUMP e o bom desempenho acadêmico dos alunos, ou seja, o aluno deverá obter notas correspondentes ao conceito A ou conceito B. Portanto, se obtiver nota inferior a 80 (oitenta) em qualquer disciplina cursada o aluno não terá sua bolsa renovada.

A renovação contemplará o aluno que estiver dentro do prazo previsto para a integralização do curso.

No caso de haver desistência da bolsa pelo candidato ou da não renovação da mesma, devido ao não atendimento dos critérios acima, a bolsa então disponível será concedida ao candidato classificado no processo inicial de concessão, de acordo com lista de espera.