Dúvidas frequentes

Dúvidas frequentes

1. Qual a exigência para participar do processo seletivo do curso?

Qualquer pessoa que tenha concluído um curso de graduação está apta a participar do processo seletivo para ingresso no curso.

2. Como é o certificado dos alunos formados pelo curso?

Os alunos que concluírem o curso receberão o cetificado de especialista em Ensino e Aprendizagem de Inglês pela UFMG.

3. Posso iniciar o curso de pós-graduação ainda cursando graduação?

Não. O ingresso para os cursos de pós-graduação se dá mediante a conclusão do ensino superior.

4. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é obrigatório? Deverá ser apresentado?

Sim. Serão obrigatórias a entrega do trabalho por escrito ou em mídia digital e sua apresentação presencial. Para mais informações, leia as Orientações para o TCC.

5. Em qual local a documentação de matrícula deverá ser entregue?

Na secretaria do curso. A documentação deverá ser entregue pessoalmente ou encaminhada por correio. O endereço para envio é:

Faculdade de Letras da UFMG
Av. Antônio Carlos, 6627,  Pampulha. CEP: 31270-901
Belo Horizonte – MG
SALA 3061

6. Quando o aluno tiver alguma dúvida quanto à programação ou às disciplinas, a quem ele deverá se direcionar?

Para dúvidas sobre disciplinas e programação, entre outras dúvidas acadêmicas, o aluno deverá enviar e-mail para a secretaria do curso, aqui.

7. Como funciona o curso modular?

O curso modular funciona em blocos de duas semanas. Esses módulos ocorrem presencialmente nos meses de janeiro e julho. Há também duas disciplinas ministradas durante o semestre letivo, na modalidade online.

8. Como será computada a freqüência às aulas?

Nas disciplinas presenciais por listas de presença e nas online pelo desenvolvimento das tarefas por atividade acadêmica.

9. Como o aluno acessa o ambiente acadêmico para as atividades online?

O aluno receberá, por e-mail, mensagem da secretaria com o passo a passo para acessar a plataforma das disciplinas online do curso.

10. Nas disciplinas online, o aluno poderá acessar o site a qualquer hora para realizar as atividades e fazer os exercícios?

Sim, seguindo o cronograma estabelecido em seu calendário para a realização e entrega das atividades.

 11. O aluno fez a matrícula, pagou o primeiro boleto. Como faz para imprimir os próximos boletos?

O aluno, no momento da matrícula, tem a opção de imprimir todos os boletos do curso. Caso não o tenha feito, ou tenha que emitir novamente, ele deverá entrar em contato na FUNDEP, por telefone ou e-mail. Os contatos são: (31) 3409-4220 ou suporte.extensao@fundep.ufmg.br.

12. Como saber o valor do curso?

Entre em contato na secretaria. Clique aqui

13. Como posso conseguir uma bolsa para o curso?

‘Nos termos da Resolução nº 07/2004 do Conselho Universitário da UFMG, 10% (dez por cento) das vagas preenchidas serão reservadas à participação gratuita de candidatos carentes e de servidores da UFMG, sempre que aprovados em processo seletivo. O candidato selecionado poderá habilitar-se à participação gratuita, desde que seja caracterizado carente pela FUMP (site: www.fump.ufmg.br) ou selecionado pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos, caso seja servidor. O número de bolsas concedidas deverá ser divido entre o segmento servidor e o segmento comunidade externa. Vagas não preenchidas por um segmento, deverão ser oferecidas ao outro. No caso de vaga única ou número impar, será priorizado o segmento servidor da UFMG.

Após o resultado da classificação socioeconômica, caso seja necessário, será feito um sorteio público para os candidatos que forem considerados os mais carentes

14. Quais são os critérios para renovação da bolsa?

A bolsa será renovada mediante a classificação socioeconômico junto à FUMP e o bom desempenho acadêmico dos alunos, ou seja, o aluno deverá obter notas correspondentes ao conceito A ou conceito B. Portanto, se obtiver nota inferior a 80 (oitenta) em qualquer disciplina cursada o aluno não terá sua bolsa renovada.

A renovação contemplará o aluno que estiver dentro do prazo previsto para a integralização do curso.

No caso de haver desistência da bolsa pelo candidato ou da não renovação da mesma, devido ao não atendimento dos critérios acima, a bolsa então disponível será concedida ao candidato classificado no processo inicial de concessão, de acordo com lista de espera.

 

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