Ementa das disciplinas

Ementas – Especialização em Língua Inglesa –  2021/1

LET567 – Produção de Materiais 

Ementa: Produção de unidades didáticas para o Trabalho de  Conclusão de Curso (TCC)

Referências Bibliográficas:

Djabborova, Feruza Odilovna. “Ways of developing listening skills of English learners in ESL and EFL classroom.” European Journal of Research and Reflection in Educational Sciences 8.10 (2020): 212-216.

Mahzan, Mohd Syazwan Wan, Nor Aziah Alias, and Izaham Shah Ismail. “Investigating the needs of developing a digital vocabulary learning material for Malaysian indigenous learners in ESL Classroom.” Journal of Nusantara Studies (JONUS) 5.2 (2020): 282-302.

Oliveira, Ana Larissa Adorno Marciotto, and Marisa Mendonça Carneiro. “Produção oral nos livros de língua inglesa do PNLD: uma visão da pragmática linguística.” Letras (2020): 587-606.

OLIVEIRA, A. L. A. MBRAGA JUNIA (Org.) . Inspiring Insights from an English Teaching Scene. 1. ed. Belo Horizonte: FALE UFMG, 2017. v. 1. 205p .

Yadav, Lalit Kumar, and Sanjay Kumar Jha. “A Brief Overview of Authentic Materials in ESL/EFL Classrooms.” (2019).

 

DIPLET 612 – ENSINO DE GRAMÁTICA DA LÍNGUA INGLESA

Ementa: noções fundamentais relacionadas à gramática; abordagem e ensino de gramática integrada às quatro habilidades; desenvolvimento de atividades de gramática em uma perspectiva comunicativa.

Referências Bibliográficas:

-BATSTONE, R. 1994. Grammar. Oxford: Oxford University Press. pp. 03-24 and 99 -117.

-JOHNSON, K.  Teaching declarative and procedural knowledge. In Grammar and the second language teacher, Prentice Hall, UK. 1994. (121-131).

-NASSAJI, H.; FOTOS, S. 2011. Teaching grammar in second language classroom: Integrating form-focused instruction in communicative context. ESL and Applied Linguistics Professional Series. Eli Hinkel (Series Editor). Routledge, New York. (1-16) and (88-102).

-OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.; TENUTA, A. M.. 2016. Ensino de gramática baseado no uso: uma experiência de produção de materiais por professores. RBLA, Belo Horizonte, v. 16, n. 3, p. 441-459.

-SCRIVENER, J. Language teaching. MacMillan, 2005. (252-283)

-SWAN, M. 2002. Seven bad reasons for teaching grammar and two good ones. In: Richards, J.; Renandya, W. (Eds) Methodology in language teaching. Cambridge University Press. (148-174).

-TENUTA, A. M.; CARNEIRO, M. M.. 2017. Teaching grammar in the English as a foreign language classroom: an inductive perspective. In Inspiring insights from an English teaching education scenario [recurso eletrônico] / Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira, Júnia de Carvalho Fidelis Braga (Orgs.) – Belo Horizonte: CEI-Curso de Especialização em Ensino de Inglês, FALE/UFMG, 2017.

DIPLET843 – NEUROCIÊNCIA E APRENDER A APRENDER

Ementa:

Visão geral dos processos cognitivos relacionados ao aprendizado de primeira e segunda língua; atenção, engajamento, feedback e consolidação; procrastinação e memória; mentalidade de crescimento;  estratégias (automotivacionais) para aprender.

Referências Bibliográficas:

BOWERS, J.S. The practical and principled problems with educational neuroscience. Psychological Review, v.123, n.5, p. 600-612, 2016.

DEHAENE, S. How we learn: Why Brains Learn Better Than Any Machine… For Now. New York City: Viking, 2020.

DIAS, BAMBIRRA, ARRUDA. Aprender a Aprender: formação para autonomia. Ed. UFMG. 2a. Ed. 2015

DWECK, Carol S. Mindset: The New Psychology of Success (p. 244). Random House Publishing Group.

HOWARD-JONES, P. A. Neuroscience and education: Myths and messages. Nature Reviews Neuroscience, v.15, n.12, p.817–824., 2014.

OAKLEY, B. A Mind for Numbers: How to Excel in Math and Science (Even if You Flunked Algebra), by Barbara Oakley, Penguin, July, 2014.

 

DIPLET 842 – LINGUAGEM, MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADE

Ementa:

Linguagem como ação social com foco em inglês como língua adicional. Multimodalidade sob a influência das tecnologias digitais. Letramentos para ler, ouvir, assistir, escrever e falar em inglês. Gramática do Design Visual: visão geral. Pedagogia dos multiletramentos. Ensino para tempos digitais.

Referências Bibliográficas:

DIAS, R. Gêneros digitais e multimodalidade: oportunidades on-line para a escrita e a produção oral em inglês no contexto da educação básica. In: DIAS, R; DELL’ISOLA, R. L. P. Gêneros textuais: teoria e prática de ensino em LE. Campinas: Mercado de Letras, 2012, p. 295-315.

DIAS. R. PIMENTA, S. M.O.P. Technologies, literacies in English oral communication and teacher education: an empirical study at the university level. RBLA, Belo Horizonte, v. 15, n. 3, p. 711-733. 2015.

KALANTZIS, M.; COPE, B. Literacies. Cambridge, 2012.

KRESS, G. Multimodality: A social semiotic approach to contemporary communication. Routledge, 2010.

KRESS, G.; van LEEUWEN, T. Reading images: The grammar of visual design. Routledge, 2006.

PRENSKY, M. Introduction to: Teaching digital natives: partnering for real learning. Disponível em: <https://marcprensky.com/wp-content/uploads/2013/04/Prensky-TEACHING_DIGITAL_NATIVES-Introduction1.pdf>. Acesso 27 out. 2020.

 

DIPLET 840 –  GÊNEROS TEXTUAIS ESCRITOS E ENSINO DE HABILIDADES ESCRITAS

Ementa:

Estudo das características do discurso escrito e das abordagens e estratégias de desenvolvimento de produção e recepção de textos escritos.

Referências Bibliográficas:

Celce-Murcia, M; Brinton D; Snow A. M. Teaching English as a Second or Foreign Language. National Geographic Learning, 2014.

Richards, J.C; Renandya, A. W. Methodology in Language Teaching: An Anthology of Current Practice. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.

 

DIPLET 841 – GÊNEROS TEXTUAIS ORAIS E ENSINO DE HABILIDADES ORAIS

Ementa:

Estudo das características do discurso oral e das abordagens e estratégias de desenvolvimento de produção e recepção de textos orais.

Referências Bibliográficas:

CARTER, Ronald; NUNAN, David (Ed.). Cambridge Guide to Teaching English to Speakers of other Languages. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.

FIELD, John. Listening in the Language Classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.

MCCARTHY, Michael, O’KEEFFE, Anne. Research in the teaching of speaking. Annual Review of Applied Linguistics, n. 24, 2004.

MILLAR, Diane. Promoting Genre Awareness in the EFL Classroom. English Teaching Forum, n. 2, 2011.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira; GOMES JUNIOR, Ronaldo Corrêa. Digital Tools for the Development of Oral Skills in English. Iranian Distance Education, v. 2, n. 1, 2020.

 

DIPLET 613 –  ABORDAGENS CONTEMPORÂNEAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 

Ementa:

Estudo das abordagens e métodos de ensino de inglês, com ênfase em tendências pedagógicas atuais.

Referências Bibliográficas:

BOHN, H. O método “soberano” para o ensino e aprendizagem da língua inglesa. In: Ensino e aprendizagem de língua inglesa: conversa com especialistas. São Paulo: Parábola, 2009. p 169-178.

BROWN, H. D. Teaching by PrinciplesAn Interactive Approach to Language Pedagogy. 5. ed. Pearson Education, 2007.

EL KADRI, M.S.; PASSONI, T.P.; GAMERO, R. (Orgs.) Tendências contemporâneas para o ensino de língua inglesa: propostas didáticas para a educação básica. Campinas/SP: Pontes Editores, 2014.

KUMARAVADIVELU, B. (2006).  Understanding language teaching: From method to  postmethod. Mahwah, NJ.: Lawrence Erlbaum.

Larsen-Freeman, D., & Anderson, M.. Techniques & Principles in Language Teaching (3rd ed.).New York: Oxford University Press, 2011.

 

DIPLET 614 –  AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Ementa:

Estudo dos conceitos e construtos da avaliação de aprendizagem de segunda língua tradicional e alternativa e sua prática em sala de aula.

Referências Bibliográficas:

BROWN,  Douglas H. Language Assessment: Principles and classroom practices. London: Longman, 2004.

GENESEE, Fred; UPSHUR, John. Classroom-Based Evaluation in Second Language Education, Cambridge: CUP, 1996.

QUEVEDO-CAMARGO, G. P. Proficiência linguística e avaliação da produção oral em língua inglesa na educação básica. In: EL KADRI, M.S.; PASSONI, T.P.; GAMERO, R. (Orgs.) Tendências contemporâneas para o ensino de língua inglesa: propostas didáticas para a educação básica. Campinas/SP: Pontes Editores, 2014. p. 245-272.

SHOHAMY, Elana. Critical Language Testing/Assessment, Studies in Educational Evaluation. Vol. 24. No. 4, pp. 331-345,1998.

 

DIPLET 615 – LETRAMENTO DIGITAL E NOVAS TECNOLOGIAS

Ementa:

Histórico sobre ensino de línguas mediado por computador; interação mediada por computador; aprendizagem e aplicativos móveis; avaliação de recursos disponíveis na Internet para o ensino de língua inglesa.

Referências Bibliográficas:

BRAGA, J. C. F; SILVA, L. O; GOMES JUNIOR, R. C. CALL & MALL: using technology to achieve educational purposes in the language classroom. In: OLIVEIRA, Ana Larissa A. M.; BRAGA, Junia C. F. (Org.). Inspiring insights from an English speaking scene. 1ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017, p. 121-141.

PAIVA, V. L. M. O. Aplicativos móveis para aprendizagem de língua inglesa. Polifonia, Cuiabá, v. 35, n. 1, p. 10-31, 2017.

 

DIPLET 574 – AQUISIÇÃO DE SEGUNDA LÍNGUA

Ementa:

Introdução ao estudo das diferenças individuais, dos fatores contextuais e dos fatores linguísticos que podem intervir no processo de tornar-se falante fluente no inglês como língua adicional no Brasil. Reflexão sobre as implicações do reconhecimento da realidade multilíngue global para o ensino da língua inglesa em diferentes instituições e programas educacionais na contemporaneidade brasileira.

Referências Bibliográficas:

Gass, S. M.; Mackey, A. (orgs). The Routledge Handbook of Second Language Acquisition. New York: Routledge, 2014.

Long, M. Instructed second language acquisition (ISLA): geopolitics, methodological issues, and some major research questions. Instructed Second Language Acquisition, Vol. 1, no 1, 2017. p. 7-44.

Ortega, L. SLA for the 21st Century: Disciplinary progress, transdisciplinary relevance, and the bi/multilingual turn. Language Learning, Vol. 63, suppl. 1, 2013. p. 1-24.

The Douglas Fir Group. A transdiciplinary framework for SLA in a multilingual world. The Modern Language Journal, Vol. 100, suppl. 1, 2016. p. 19-47.

Souza, R. A. Segunda Língua: Aquisição e Conhecimento. São Paulo: Parábola, 2021

 

DIPLET 610 –  INTRODUÇÃO AO BILINGUISMO

Ementa:

Conceitos de bilinguismo. Bilinguismo e multilinguismo na sociedade. Mitos e fatos sobre a aquisição bilíngue da linguagem.  Bilinguismo e desenvolvimento cognitivo humano.

Referências Bibliográficas:

BARRIOS, Elvira (ed.) 2010. La educación bilingüe en Andalucía: Análisis, experiencias y propuestas. Granada: Grupo Editorial Universitario.

BIALYSTOK, Ellen. Consequences of bilingualism for cognitive development. In:

KROLL, J. R.; de GROOT, A. (Eds.) Handbook of bilingualism: Psycholinguistic approaches. New York: Oxford University Press, 2005, p. 417-432.

KROLL, Judith F.; de GROOT, Annete M. B. (Eds.) Handbook of bilingualism:

Psycholinguistic approaches. New York: Oxford University Press, 2005.

THOMAS, J. The role played by metalinguistic awareness in second and third language learning. Journal of multilingual and multicultural development, v.9, n. 3, p. 235-243, 1988.

 

DIPLET 609  –  TÓPICOS ESPECIAIS DE LÍNGUA INGLESA

TEMAS RELEVANTES E ATUAIS SERÃO TRATADOS, ENFOCANDO-SE DIFERENTES PERSPECTIVAS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS RELACIONADAS AO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA.